Qual a diferença da preguiça e do desânimo?

Acordar sem ânimo.

Vontade de ficar em casa, querendo ficar sozinha?

A diferença entre a preguiça e o desânimo é bem pequena visto que o corpo funciona através de um sistema que chamamos: SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO.

Não precisa decorar, nem entender 100% como este sistema funciona. Mas o que vale compreender é que temos um acelerador e um freio que ajuda a gerar a manutenção e equilíbrio do nosso corpo.

Quando você está desanimada ou com preguiça o mesmo sistema é acionado. Porém a diferença está na atitude mental que a pessoa tem durante estes sintomas.

A preguiça ela é passageira, passa bem rápido e tende a ser um momento em que o corpo está recuperando sua vitalidade para continuar sua rotina do dia a dia.

Já o desânimo acompanha pensamentos como questionamentos, preocupações e perda da vontade de viver ou diminuição das atividades diárias. 

Para diferenciar se você vive desanimada, basta compreender dentro de você qual é o sentimento que está associado a esta preguiça. 

Se você tiver pensamentos ruins envolvidos, é sinal que existem memórias negativas e emoções inconscientes afloradas, prejudicando seu modo de viver.

8 Comentários


  1. Bom dia.
    Há muito tempo procurei essa resposta e só agora encontrei claramente.

    Responder

  2. O que nos ajuda a sair do desânimo? Eu sinto desânimo direto!!

    Responder

  3. Grata por ter lembrado de mim. Eu parei no início do curso. Vou tentar retomar, mas sempre me vem a cabeça que aos 78 anos se torna difícil concertar os estragos. Após a pneumonia que me ocorreu em 2012, fiquei com trinta por cento de capacidade pulmonar; até me animei no início mas logo passei a ser dependente total de oxigênio e aí parei tudo.

    Responder

  4. Dra Roberta
    Tenho 71 anos…
    Sempre fui uma pessoa ativa dinâmica
    E porque não saudável. ..Vim de uma família de pai e mãe nove irmãos atribuladas…mas fui feliz porque minha mãe meu pai sempre foram meu porto seguro…Cuidei deles dois até o ultimo suspiro fui guerreira.. minha mãe faleceu antes do meu pai…Seis anos após perdi meu pai…Casei tenho dois filhos hoje um casado com dois filhos…o primogênito a esposa abandonou ele e o filho que crio pelos prazeres do mundo….Meu mundo caiu…perdi meu esposo meu amigo meu porto seguro subitamente. ..um infarto o levou…Ai começou minha via cruci
    Esse filho não aceitou a perda do pai desenvolveu anorexia bulimia depressão agressividade baixa estima….me agredia Dra….sofri sofri…Ele em tratamento ficou seis anos e dois meses em auxilio doença..qdo aposentaram ele por invalidez….
    Enfim….meu filho parou com as agressões fisicas e verbais…eu estou um ser vegetativo….só vivo deitada…Já há 10 anos antes ainda saia um pouco fazer compras resolver assuntos dele do meu neto…. (cursa hoje o sétimo periodo de ciência da computação) um guerreiro já passou por psicóloga. ..Já tomou Zolof
    Ansiedade ….
    E eu Dra desânimo total…
    Faço nada praticamente
    As vezes levanto faço um almoço
    Tomo banho…coloco umas peças de roupa na maquina. ..cama…toda hora faço xixi
    Tomo hipertensivos sou hipertensa crônica controlada com medicamento. ..minha pressão já foi a 24/15…23/11…hoje controlada com medicamentos inumeros
    6 captropil…..natrilix…2 pressat…furisemida…somalgincardio
    Q evito um pouco pois tenho asma e ele desenvolve…
    Queria sair dessa vida vegetativa
    Só televisão me distrai…
    Me ajude doutora…
    Sou inteligente …sou formada
    Meus conhecimentos ninguém tira
    Tomo lorazepan 2mg
    Hiper ansiosa sindrome do pânico
    Por vezes acordo acometida da sindrome…tô cansada de viver assim
    Só saio uma vez no mês
    Dores lombares insuportáveis
    Ajude me Dra Roberta Rocco
    Att
    Solange de carvalho Fangueiro
    13/06/2018

    Responder

  5. Bom dia! Pensava que estava com preguiça mas sei que estou desanimada mas creio que irei passa por este obstáculo em meio a tantos problemas. Obrigado por seu interesse sei que é muito gratificante para mim receber seus imails Deus te abençoe até o próximo!!🎼❤🎼

    Responder

  6. Ola Doutora. Muito interessante a diferenca entre preguica e desanimo. Acho que o que tenho nao è preguica. Eu trabalho, levo uma vida corrida todosos dias. Ms sinto vontade de parar e ir pra bem longe d tudo…. Gostei d post m fez entender a diferenca.
    Obrigado pelos videos e palavras d incentivo. Grata!.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *