O ciclo doente do Perfeccionismo!

“Falar é fácil, difícil é fazer.”
Esta é uma típica fala de uma pessoa perfeccionista.

Se você gosta de tudo certinho, mas se frustra muitas vezes por não sair da forma que você esperava, saiba que o perfeccionismo será a sua solução.
Ele não vai levar você ao sucesso muito menos ao encontro da felicidade.

Veja abaixo as 5 armadilhas que o perfeccionismo pode gerar:

1 – Pode levar a depressão: 
Um artigo publicado pela American Psychological Association (APA), relaciona o perfeccionismo à depressão e, nos casos mais extremos, até ao suicídio.

2 – Queda da realização e satisfação profissional: 
Pessoas que querem tudo perfeito são improdutivas. Quando produzem, são lentos e acabam exaustos no fim do dia.

3- Diminuição da auto-confiança:
O fato de nunca atingir suas metas da forma que espera o deixa frustrado, muitas vezes colocando sua meta não atingida como um sentimento de baixo valor próprio. Pensamentos como “eu não dou conta”ou “nunca vou conseguir fazer isso sozinho” são comuns, pois ele se sente inferior em relação ao que se quer.

4- Confusão mental: 
Muitas vezes, por querer o mais perfeito e o melhor, a pessoa idealiza um conto de fadas, e ao final, na prática, muito do que foi sonhado, não consegue ser aplicado. Muitas idéias e estratégias, mas pouca aplicabilidade torna a pessoa completamente perdida e em dúvida de sua realização, sem saber de fato o que ela realmente quer.

5- Dificuldades nas relações com pessoas : 
O perfeccionista cobra a perfeição dele e de todos, e a única coisa que consegue ser é um excelente crítico que afasta as pessoas. Pela excessiva auto- crítica, o próprio perfeccionista tende a afastar-se e isolar-se das pessoas, pois não acredita ser bom o suficiente para se expor, levando aos outros 4 problemas citados acima.

Lembre-se: Antes feito do que perfeito!

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *